ALOHA E NAMASTÊ

ALOHA E NAMASTÊ
Em busca do equilíbrio corpo,mente e espirito através da ayurveda e do surf.

Ser terapeuta!

"Cura é uma das dimensões mais delicadas, e a delicadeza consiste no terapeuta não fazer nada.
O terapeuta não é realmente um curador porque ele não é um fazedor.A cura acontece através dele.Ele tem apenas que se aniquilar.
Ser um terapeuta realmente significa não ser.
Quanto menos você for,melhor acontecerá a cura.
Quanto mais você for,bloqueada estará a passagem.O todo é quem cura"
OSHO BELOVED OF MY HEART

As 3 essências sutis: prana,tejas e ojas e como equilibrá-las

  O funcionamento destas essências sutis relaciona-se aos papeis desempenhados por vata, pitta e kapha,  nesta ordem. Dieta apropriada, exercício e estilo de vida adequados asseguram o equilíbrio entre estas essências sutis e asseguram saúde e vida longa


.OJAS: a essência da vitalidade e do vigor físico 
. É a pura essência de kapha
.Relaciona-se ao elemento água
.É a essência sutil de todos os tecidos
.Está relacionada a vitalidade e imunidade
.Considerado o oitavo tecido
.Ojas é a imunidade natural
.Tem a capacidade de combater os fatores etiológicos das doenças
.Mantem as qualidades e quantidade dos dhatus(tecidos)
.Promove brilho e beleza da pele
.Excesso de atividade sexual consome Ojas
.Bramachaya(celibato)promove acúmulo de Ojas 



Ojas equilibrada é necessária para a energia e imunidade biológicas. No nível psicológico, ojas é responsável pela compaixão, pela paz, pela criatividade e pelo amor.
Uma pessoa que tem ojas fortalecida possui atrativos, olhos brilhantes, sorriso espontâneo e calmo. É plena de energia e poder espirituais. Aqueles que procuram excessiva satisfação em sexo e masturbação dissipam a energia ojas no momento do orgasmo.
O resultado é ojas enfraquecida que afeta diretamente o sistema imunológico. Tal pessoa torna-se vulnerável a males psicossomáticos.
Para potencializar ojas é muito importante: ingerir alimentos nutritivos e que tenham o sabor doce como nozes, castanhas, amêndoas, batata-doce, frutas doces e ácidas, tâmaras, ghee e especiarias levemente picantes como canela e cardamomo e picantes como o gengibre para sempre manter o agni forte.
Tejas:é a essência de pita
.Relacionado ao elemento fogo
.Tejas é a chama da inteligência pura
.Está relacionado a luz e calor
.Relaciona-se com o toque
.Mantém temperatura corporal
.Capacidade de fluidificar
.Tejas é a nossa verdadeira natureza:luzTejas é a essência de um fogo muito sutil que governa o metabolismo através do sistema de enzimas. Agni, o fogo central de nosso corpo estimula a digestão, absorção e assimilação dos alimentos. A transformação posterior dos ingredientes responsáveis pela nutrição dos tecidos mais sutis é administrada pela forma sutil de agni, tejas. Tejas é necessária para a nutrição e transformação de cada dhatu ou tecido. 

Para potencializar tejas é muito importante: uso de óleos aromáticos como canela, gengibre e eucalipto, de substâncias picantes e penetrantes e a prática da meditação na luz da vela são excelentes práticas para promover tejas. Além disso, reverenciar o sol – principalmente quando ele está nascendo ou se ponto, recebendo a sua luz.Prana:É a essencia de vata dosha.Relaciona-se ao elemento éter.Energia vital que realiza a respiraçao,oxigenação.governa as atividades cerebrais.Prana é a ponte ente matéria e espírito,homeme mulher,energia solar e lunar,positivo e negativo
Para potencializar prana é muito importante: comer alimentos orgânicos e preparados por pessoas felizes, tomar um banho de cachoeira,de mar,rio,, abraçar uma árvore, brincar com uma criança, tocar uma mulher grávida, caminhar descalço na terra, observar as cores de um por do sol, tomar um banho de chuva ou de sol, cultivar boas amizades e bons pensamentos e praticar os exercícios de controle da respiração chamados de pranayamas, e para mim surfar também são formas muito simples e prazerosas de captar prana.