A prática e a filosofia do Ayurveda são úteis não apenas para restaurar o equilíbrio do corpo, mas também do espírito. Assim como podemos identificar nossos doshas predominantes (Vata, Pitta e Kapha) e cultivar hábitos coerentes com nossas necessidades, devemos reconhecer os nossos padrões mentais, que vão determinar a maneira como percebemos e respondemos ao estímulos externos.
Tais padrões são chamados de Gunas e representariam nossas tendências mentais:sattva,rajas e tamas
Sattva é freqüentemente considerado como representando a pureza e a tranqüilidade; rajas se refere à ação, ao movimento e à violência; tamas é o princípio da solidez, da imobilidade, da resistência e da inércia. Os três gunas estão presentes em tudo, mas um deles sempre predomina. Sattva prevalece à luz do sol, rajas num vulcão em erupção e tamas num bloco de pedra. asNa nossa mente, os gunas se apresentam num relacionamento que muda com rapidez. Deste modo, experimentamos disposições de ânimo diferentes durante o dia. Se sattva predomina, podemos ter momentos de inspiração, de afeto desinteressado, de alegria tranqüila ou calma meditativa. Sattva representa a pureza, a luz, a inteligência, o conhecimento, a satisfação, a clareza mental, a bondade, a compaixão e a cooperação. A calma e a paz prevalecem numa pessoa ou numa disposição de ânimo sattvica. As qualidades da pessoa na qual sattva predomina incluem a coragem, a integridade, a pureza, a capacidade de perdoar e a ausência da paixão, da raiva e do ciúme. Esta pessoa é calma e feliz. Quando sattva domina, a mente toma-se firme como a chama de uma lanterna num local onde não há vento. A mente equilibrada ajuda tanto a atividade quanto a meditação, e aquele que é predominantemente sattvico pode meditar com eficácia e é capaz de ter uma verdadeira concentração. asA pessoa com rajas dominante nunca fica em paz. Rajas provoca explosões de raiva e gera um desejo intenso. Ele toma a pessoa inquieta e descontente, e dá origem a uma contínua atividade. A pessoa com rajas dominante não consegue permanecer sentada, quieta; ela precisa ter sempre algo para fazer. A grande paixão é rajas, assim como a agressividade, a ganância e a raiva também o são. Ao mesmo tempo, rajas na sua expressão mais positiva, especialmente quando combinado com sattva, é responsável por uma atividade construtiva e criativa, pois gera energia, entusiasmo e coragem física.as asA pessoa rajásica adora o poder e os objetos dos sentidos. Ela se apresenta em constante atividade e anseia sempre por mais poder para ser capaz de dominar os outros; ela também é muito apegada às coisas materiais. A manifestação direta do rajas dominante é a chama insaciável do desejo. Os desejos precisam ser satisfeitos, caso contrário a vida da pessoa toma-se deplorável! Quanto mais ela consegue satisfazer os desejos, mais ela quer. Ela sempre quer mais - um pouco mais, um pouco mais, um pouco mais... Ela conquista riqueza, poder, reputação e fama, mas nunca é suficiente. as Quando rajas é intenso, ele encobre o conhecimento e toma-se inimigo da sabedoria. Sob a pressão de rajas, o homem alimenta ganância, luxúria e raiva. Rajas ataca a pessoa através dos sentidos, da mente e do entendimento, iludindo a alma encarnada. Para que a pessoa tenha uma vida proveitosa e paz de espírito, rajas precisa ser apaziguado e equilibrado com sattva. as"Tamas", diz Swami Prabhavananda, "é atoleiro mental no qual afundamos sempre que sattva e rajas deixam de prevalecer." Quando tamas prevalece na nossa mente e há disposição de ânimo, externamos algumas das nossas piores características: preguiça, burrice, obstinação e um desespero forte e profundo. Tamas é freqüentemente descrito como a escuridão e a inércia. O desamparo, o embotamento, a confusão, a resistência e a ignorância também são características de tamas. Quando ele domina, a mente pode ficar esquecida, sonolenta, apática e incapaz de qualquer ação ou pensamento proveitoso. asA pessoa dominada por tamas pode se parecer mais com um animal do que com um ser humano; sem poder fazer um julgamento claro, ela pode deixar de distinguir entre o certo e o errado. Como um animal, ela viverá para si mesma e poderá ferir os outros para satisfazer seus desejos. Na sua ignorância e cegueira, ela poderá praticar ações perversas.as as as Texto extraído do livro O SEGREDO DA SAÚDE E DA LONGEVIDADE Dr. Krishan Chopra |
Será impossível chegar ao estado sattvico sem passar pelos outros estados porque eles tem de ser o motor, se não estivermos mais rajásicos não conseguimos a mudança portanto todos os gunas estão relacionados e são inseparáveis.
Sattvico | Rajasico | Tamasico |
4-6 manha | Meio do dia | Fim do dia e noite |
(quando o corpo se cansa e a mente viaja,devido ao aumento da qualidade tamasica,a pessoa cai no sono por tanto uma mente rajasica no horário tamasico prejudica o sono saudável provocando insonia)
Sattvico | Rajásico | Tamásico |
Verdade / Bondade | Actividade | Inércia |
Luz / iluminação | Paixão / desejo | Trevas |
Essência espiritual | Energia | Massa de matéria / /peso |
Fluxo ascendente | Expansão | Fluxo descendente |
Inteligência / Consciência | Movimento | Preguiça / aridez |
Liga-se por meio do apego ao conhecimento e alegria. | Liga-se pela paixão nasce do desejo e do apego. | Liga-se por meio da ignorância e obstrução. |
A característica dominante, quando a luz do conhecimento brilhe. | A característica dominante, quando a ganância, projectos excessivo, desejos e inquietações surgem. | A característica dominante quando a escuridão, monotonia, estagnação, indolência, confusão, torpor, inércia e aparecem. |
Alimentação Sátvica:
São comidas leves, frescas, naturais e orgânicas, evitando-se a ingestão de transgênicos e conservantes. Essa qualidade favorece a energia vital, a força e longevidade. Além de proporcionar um estado pacífico e propício para a meditação, ela ajuda a eliminar a fadiga mental e cansaço físico. Em resumo, são os alimentos mais saudáveis, que não acumulam toxina no corpo. Muito presente na alimentação de monges, é característica no cardápio das pessoas que meditam e devem ser cultivados pelas pessoas que não exercem muitas funções físicas. Nenhum tipo de carne está incluído nesta categoria.
Alimentos rajásicos:
São estimulantes, trazendo a sensação de aumento de energia para praticarmos nossas atividades terrenas. Dessa forma, eles são fundamentais para nossas vidas e afazeres, estimulando o sistema nervoso, a energia vital e atividade mental. Por outro lado, podem ser ingeridos de forma desequilibrada, causando agitação, cansaço mental e estresse. Por isso, esses alimentos são associados ao trabalho de esportistas e empresários, que precisam de certa agressividade pela conquista profissional. Outras profissões que exigem da energia e força física também têm nos rajásicos seu suprimento. Saus qualidades se caracterizam em salgada, quente e seca.
Alimentos tamásicos:
Considerados impuros, pesados, de difícil digestão, de sabor carregado, fermentados, densos, condicionados. Alimentos cozidos em excesso, que já estejam estragados ou velhos e requentados. Também estão aqui os produtos alimentícios, sintéticos, que incluem compostos químicos como corantes, aditivos, conservantes, . Algumas carnes, que poderiam ser consideradas rajásicas, passam a ser tamásicas quando não consumidas no seu estado fresco, logo após serem abatidas.
Considerando todas essas características, incluímos alimentos encontrados em supermercados e alguns restaurantes, como os de fast-food. Alimentos tamásicos levam a um estado de tédio, inércia e preguiça, aumentando os riscos de depressão e pensamentos negativos. Essa desarmonia é impeditiva às práticas de meditação ao bem-estar consigo mesmo e com a natureza. É importante lembrar também que tanto as comidas sátvicas quanto as rajásicas, quando consumidas em excesso, tornam-se tamásicas.