ALOHA E NAMASTÊ

ALOHA E NAMASTÊ
Em busca do equilíbrio corpo,mente e espirito através da ayurveda e do surf.

Ser terapeuta!

"Cura é uma das dimensões mais delicadas, e a delicadeza consiste no terapeuta não fazer nada.
O terapeuta não é realmente um curador porque ele não é um fazedor.A cura acontece através dele.Ele tem apenas que se aniquilar.
Ser um terapeuta realmente significa não ser.
Quanto menos você for,melhor acontecerá a cura.
Quanto mais você for,bloqueada estará a passagem.O todo é quem cura"
OSHO BELOVED OF MY HEART

Dicas ayurvédicas para desintoxicar e aumentar o fogo digestivo( agni)

Receitinha para deixar o agni mais forte.
Antes de comer:
½ colher de gengibre ralado + 1 ½ colher de chá de suco de limão + 1 pitada de sal marinho.
Depois de comer:
1 colher de chá de partes = de sementes de funcho, cominho, cardamomo, pimenta + açúcar mascavo.
Alimentos que curam:

Limões tanto purificam como nutrem e estimulam a digestão. Para reduzir toxinas, tome limonada não açucarada quantas vezes ao dia desejar.


Manteiga Clarificada ou Ghee é o melhor alimento para o rejuvensecimento e promoção de longevidade. Ajuda na digestão e acalma os nervos. A taxa de absorção é alta, o que faz desta um excelente meio para transportar nutrientes de outros alimentos para os tecidos, a baixo colocarei a receita.


Broto de feijão-mungo é dentre os legumes o melhor para digestibilidade, além de proporcionar benefícios à saúde. Apresenta propriedades antioxidantes, combate radicais livres e previne o envelhecimento precoce. São particularmente nutritivos quando misturados com arroz ou outros grãos.
Cuminho serve como auxiliar digestivo e redutor de ama de todos os doshas. Para ajudar a reduzir as toxinas, comece o dia tomando água quente com uma pitada de cuminho e gengibre.


Leite de Vaca é considerado um vitalizante pela Ayurveda e é recomendado para os que atrofiaram depois da lesão. É aconselhável que se ferva o leite para remover a propriedade que causa excesso de muco. Para reduzir as características de entupimento do leite, adicione uma pitada de gengibre e/ou pimenta preta. Também, o leite deveria ser bebido separadamente de alimentos com qualquer outro sabor que não doce.

Água é universalmente boa para qualquer um, e assiste vigorosamente todas as curas. Promove a digestão e, quando embebida quente, é particularmente efetiva para a remover a ama.





Tosse:
Gargarejar com um copo de água morna na qual tenham sido adicionadas uma pitada de sal (marinho) e duas pitadas de pó de açafrão. 
Também chupar um cravo inteiro com um pouco de açúcar (para tosse seca).



livro: Vasant Lad. A Ciência da Auto Cura